nome blog

Blog Café Fácil - O melhor conteúdo sobre Soluções em Café
24 set

Mercado em expansão para café em cápsula

Publicado por Redação Blog Café Fácil Comentários

Máquinas de Espresso em Capsula

O consumo de cafés especiais no país e no mundo está em alta e a tendência é que o mercado brasileiro para os grãos de alta qualidade cresça 25% nos próximos 10 anos. O aumento das cafeterias e das butiques de café são fatores que vêm estimulando o consumo dos grãos diferenciados. Outra tendência é o consumo deste produto especial nos lares, o que vem aquecendo as vendas de café em cápsula. Esse tipo de café, além de preservar o sabor e o aroma do produto é de fácil preparo. Atualmente, o mercado das cápsulas responde por apenas 0,6% do café consumido no país, mas a expectativa é representar entre 20% e 30% em dez anos.

O assunto foi debatido durante a Semana Internacional do Café (SIC), que terminou ontem no Expominas, em Belo Horizonte. De acordo com o professor do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e consultor em marketing no agronegócio, Paulo Henrique Leme, o brasileiro está aprendendo a consumir grãos especiais.

"O mercado de cafés especiais tem um potencial muito grande no país, a estimativa é que até 2024 a demanda cresça 25%, o que é muito significativo. Isso vem acontecendo devido à produção de alta qualidade de café no país e aos investimentos das indústrias que estão sempre pensando em inovações e na produção de máquinas domésticas. No que se refere ao consumidor, as máquinas de café para o uso no lar têm se tornado uma aspiração tanto dos clientes de classe média como das classes A e B. Eles estão em busca de cafeteiras, principalmente as que utilizam cápsulas ou monodoses, como uma forma de diferenciação do consumo de café em casa", disse Leme.

Mesmo com a demanda aquecida, a participação dos cafés comercializados em cápsulas ainda é muito pequena no país, mas a tendência é que este mercado cresça significativamente nos próximos anos. No mundo, o crescimento do consumo de café em cápsulas está em torno de 25% ao ano. As vendas estão mais concentradas nos países europeus, nos Estados Unidos e Japão. O crescimento menor nos países emergentes se deve à necessidade de comprar a máquina e as cápsulas, o que ainda é considerado um mercado de luxo e não acessível a boa parte da população.

"A tendência dos mercados emergentes, principalmente do Brasil, que já é grande consumidor de café, é que a população compre cada vez mais máquinas domésticas. Aqui, o mercado de cápsulas representa apenas 0,6% do consumo de café, mas a tendência é de que nos próximos dez anos ele represente entre 20% e 30% do mercado de consumidor de café.  um crescimento absurdo e, por isso, empresas como a Nespresso, Nestlé, entre outras, estão focando muito investimentos nessa área".

Avanço

Ainda que pouco significativo, o mercado de cápsulas no Brasil já vem apresentando crescimento. Em 2008, esse nicho era responsável pela movimentação anual de R$ 20 milhões, montante que encerrou 2013 em R$ 204 milhões.

"O consumo de café no Brasil representa R$ 7 bilhões ao ano.  um mercado grande, onde as cápsulas ainda são uma pequena fatia, mas como se tem agregação grande de valor e alta rentabilidade, o interesse em ampliar o acesso a esses produtos também é crescente. Uma das principais contribuições para o avanço do mercado das monodoses foi a quebra da patente da Nespresso, que aconteceu em 2013. Este fator promoveu a ampliação de marcas no mercado, sendo também fundamental para se ter preços mais acessíveis para o consumidor", disse.

Em relação aos cafeicultores, a orientação de Leme é que eles continuem a investir na produção de cafés especiais, mas é fundamental que também se invista em canais de vendas. "O produtor precisa continuar investindo em qualidade, com muita parcimônia e sabendo para qual mercado vender. Se não desenvolver o canal de venda, pode ter prejuízo e acabar perdendo os investimentos", orienta o especialista.

Segundo ele, para despertar o interesse dos consumidores, para que eles comprem as máquinas e as cápsulas de café, é necessário que toda a cadeia cafeeira se mobilize. " preciso investir na qualidade e na rastreabilidade do grão. Os consumidores valorizam quando, nas cafeterias ou nas boutiques de café, são informados sobre a origem, a forma correta de se consumir o produto e sobre a possibilidade de levar este café para ser preparado em casa.  um investimento que certamente terá retorno".

Com informações do  Diário do Comércio – MG

Deixe seu comentário!

*

Buy Philips sonicare toothbrush heads click: philips sonicare toothbrush heads  | philips sonicare toothbrush heads  | philips sonicare toothbrush  | sonicare toothbrush heads  | best electric toothbrush heads  | sonicare toothbrush heads  | sonicare toothbrush heads  | philips sonicare toothbrush heads  | philips sonicare toothbrush heads  | kids toothbrush heads  | philips sonicare toothbrush heads  | philips sonicare toothbrush heads  | replacement toothbrush heads  | sonicare toothbrush heads  | sonicare toothbrush heads  | philips sonicare toothbrush heads  | Quality sonicare toothbrush heads for sale. |
IT Zertifizierung click: Cisco 700-101 Antwort  | IBM c2010-657 Zertifizierungsprfung  | Oracle 1Z1-117 Antwort  | Oracle 1Z1-511 Prfung  | Cisco 200-125 Zertifizierung  | Cisco 350-080 Zertifizierung  | Cisco 300-135 Zertifizierungsprfung  | Microsoft 070-121 Prfung Frage  | 642-874 Zertifizierung  | 070-346 fragen  | 200-125 fragen  | Oracle 1Z0-144 Zertifizierung  | http://www.exam-qa.de/  | Cisco 300-135 Prfung  | Oracle 1Z0-147 Prfung Antwort  | 642-871 Frage und Antwort  | Microsoft 70-412 Zertifizierungsprfung  | Microsoft 70-315 Prfung Fragen  | Cisco 640-911 Zertifizierung  | IBM 000-106 Frage  | Microsoft 070-121 Prfung  | Microsoft 70-413 Prfung  | Microsoft 70-270 Fragen  | 300-101 Frage und Antwort  | Prfung 200-310  | Prfung 400-101  | 1Y0-201 Zertifizierungsfragen  | Prfung 210-060  | 1V0-601 Zertifizierungsfragen  | Prfung Cisco 640-916  | Prfung 200-105  | Prfung CISSP  | Microsoft 70-515 Prfung dumps  | Cisco 700-501 Zertifizierungsprfung  | Prfung 200-105  | Prfung 300-101  | Prfung 2V0-621D  | Prfung 300-135  | Prfung 300-115  | Prfung 400-051  | Prfung 210-065  | Prfung 100-105  | Prfung 300-320  | Prfung 210-260  | Prfung 300-115  | 210-065 Prfung  | 810-403 fragen  | 101-400 Zertifizierung  | 070-270 Zertifizierung  | Zertifizierung 600-455  | 640-916 Zertifizierung  | Zertifizierung cog-615  | 3101 fragen  | Microsoft 70-411 Zertifizierung  | Cisco 350-030 Zertifizierung  | Cisco 350-030 Zertifizierung  | IBM c2010-652 Frage und Antwort  | 350-020 fragen  | 100-105 fragen  | Microsoft 74-679 Zertifizierung  | OG0-093 Zertifizierung  | 300-075 fragen  | 000-102 fragen  | 000-605 fragen  | 200-125 Zertifizierung  | 640-822 fragen  | 640-460 Zertifizierung  | Cisco 200-125 Frage  | Microsoft 70-178 Zertifizierung  | IT Exam Frage und Antwort.