nome blog

Blog Café Fácil - O melhor conteúdo sobre Soluções em Café
02 jun

Quais os motivos que levam o consumidor a pagar mais caro por um café?

Publicado por Redação Blog Café Fácil Comentários

 Xicara-de-Cafe-Branca

Quais os motivos que levam o consumidor a pagar mais caro por um café? Prazer na bebida? Benefícios à saúde? Deleite por estar num aconchegante espaço de uma cafeteria? As respostas são muitas e explicam o sucesso dessa bebida tão apreciada. Mas há diferentes cafés a se apreciar e descobrir.

Enquanto o crescimento dos cafés tradicionais, ou seja, de consumo comum cresce em torno de 2% ao ano, os Cafés Especiais alcançam, atualmente no mundo, a marca dos 15% ao ano, lembrando que esses cafés, segundo dados do BSCA (Associação Americana de Cafés Especiais), podem custar até 40% a mais que os rótulos tradicionais. Além disso, no Brasil, a cada dia são lançadas, no mercado, novas marcas dos chamados “Cafés Especiais” ou Specialty Coffee (na tradução, são Cafés Especializados). Novas cafeterias, novos torrefadores, produtores, todos preocupados com investimento nesse nicho.

Mais do que agrado ao paladar, os cafés de qualidade ou “cafés especializados” trazem significativos elementos para a economia do país: maiores divisas, exportação majorada, aumento de pessoas envolvidas direta e indiretamente na cadeia produtiva, novos empregos. Constata-se uma crescente preocupação quanto ao referido mercado específico, cuja produção é cercada de maiores cuidados e investimentos. O Café especial vem de uma propriedade certificada atendendo aos processos de sustentabilidade em seu tripé econômico, social e ambiental. Gera um produto mais valorizado acabando por resultar maior renda ao produtor como também ao consumidor final em face à excelência da bebida.

As cafeterias assumem, no Brasil e no mundo, papel relevante fornecendo informações ao consumidor final. Trata-se de um contato direto entre o café e a pessoa por meio dos operadores das cafeterias especializadas, e não o contato distante e impessoal do consumo do café tradicional “caseiro”. Tal contato traz uma novidade: a intimidade com a nossa bebida brasileira de altíssimo padrão internacional. Assim, fica mais fácil entender o contexto; escolher o ambiente e a marca do café entendendo sua procedência e origem. Ou seja, fazendo parte da história, e não apenas sujeito desavisado desse consumo.

A escolha é de cada um passando da condição estrita de comprador, integrando indiretamente a cadeia cafeeira. Ao degustar um café de qualidade, nos tornamos agente. Por isso, há uma mudança significativa de postura frente ao consumo automático.

Dessa forma, o café passa a ter prevalente valor adicional: o café é mais caro, tem preço diferenciado, mas sua excelência é notável. Os locais especializados têm empreendido esforços em aperfeiçoamentos tanto pelos proprietários das cafeterias, como também por meio dos operadores de cafés, os chamados baristas. Há também novas metodologias de preparos dos cafés filtrados em processos especiais (French Press, Harios, dentre outros). Enfim, o consumidor passou a protagonizar a história, envolvido com o produto desde sua origem, sobretudo na consciente escolha dos melhores cafés para seu consumo.

Caprice M. Cerchi Borges
Torrefadora de Cafés Especiais
Q. Grader pela SCAA – (Associação Americana de Cafés Especiais)

Deixe seu comentário!

*

Buy Philips sonicare toothbrush heads click: philips sonicare toothbrush heads  | philips sonicare toothbrush heads  | philips sonicare toothbrush  | sonicare toothbrush heads  | best electric toothbrush heads  | sonicare toothbrush heads  | sonicare toothbrush heads  | philips sonicare toothbrush heads  | philips sonicare toothbrush heads  | kids toothbrush heads  | philips sonicare toothbrush heads  | philips sonicare toothbrush heads  | replacement toothbrush heads  | sonicare toothbrush heads  | sonicare toothbrush heads  | philips sonicare toothbrush heads  | Quality sonicare toothbrush heads for sale. |
IT Zertifizierung click: Cisco 700-101 Antwort  | IBM c2010-657 Zertifizierungsprfung  | Oracle 1Z1-117 Antwort  | Oracle 1Z1-511 Prfung  | Cisco 200-125 Zertifizierung  | Cisco 350-080 Zertifizierung  | Cisco 300-135 Zertifizierungsprfung  | Microsoft 070-121 Prfung Frage  | 642-874 Zertifizierung  | 070-346 fragen  | 200-125 fragen  | Oracle 1Z0-144 Zertifizierung  | http://www.exam-qa.de/  | Cisco 300-135 Prfung  | Oracle 1Z0-147 Prfung Antwort  | 642-871 Frage und Antwort  | Microsoft 70-412 Zertifizierungsprfung  | Microsoft 70-315 Prfung Fragen  | Cisco 640-911 Zertifizierung  | IBM 000-106 Frage  | Microsoft 070-121 Prfung  | Microsoft 70-413 Prfung  | Microsoft 70-270 Fragen  | 300-101 Frage und Antwort  | Prfung 200-310  | Prfung 400-101  | 1Y0-201 Zertifizierungsfragen  | Prfung 210-060  | 1V0-601 Zertifizierungsfragen  | Prfung Cisco 640-916  | Prfung 200-105  | Prfung CISSP  | Microsoft 70-515 Prfung dumps  | Cisco 700-501 Zertifizierungsprfung  | Prfung 200-105  | Prfung 300-101  | Prfung 2V0-621D  | Prfung 300-135  | Prfung 300-115  | Prfung 400-051  | Prfung 210-065  | Prfung 100-105  | Prfung 300-320  | Prfung 210-260  | Prfung 300-115  | 210-065 Prfung  | 810-403 fragen  | 101-400 Zertifizierung  | 070-270 Zertifizierung  | Zertifizierung 600-455  | 640-916 Zertifizierung  | Zertifizierung cog-615  | 3101 fragen  | Microsoft 70-411 Zertifizierung  | Cisco 350-030 Zertifizierung  | Cisco 350-030 Zertifizierung  | IBM c2010-652 Frage und Antwort  | 350-020 fragen  | 100-105 fragen  | Microsoft 74-679 Zertifizierung  | OG0-093 Zertifizierung  | 300-075 fragen  | 000-102 fragen  | 000-605 fragen  | 200-125 Zertifizierung  | 640-822 fragen  | 640-460 Zertifizierung  | Cisco 200-125 Frage  | Microsoft 70-178 Zertifizierung  | IT Exam Frage und Antwort.