Desentupimento Caixa de Gordura

Desentupimento Caixa de Gordura

Quem nunca passou um apuro com desentupimentos, não sabe como é ruim sofrer com o problema dentro de casa. Entupimento de ralo de cozinha por exemplo, pode parecer simples, mas oferece vários tipos de riscos e problemas que com o tempo, só tendem a se agravar.

Desentupimento Caixa de Gordura

Mas para evitar tais problemas, é que foi criada a Caixa de Gordura, dispositivo que recebe toda sujeira do ralo da cozinha e separa líquido de sólidos, evitando que o esgoto receba lixo que poderia entupi-lo com o tempo.

Mas a Caixa de Gordura também precisa de uma atenção especial, já que se não for limpa sempre poderá causar problemas também. Neste artigo, conheça o que é a Caixa de Gordura, como é seu funcionamento e a importância da limpeza e manutenção, para continuar oferecendo qualidade no uso.

O que é Caixa de Gordura

Com o objetivo de receber gordura e detritos como lixo e restos de alimentos descartados pela pia da cozinha, a Caixa de Gordura é um objeto acoplado ao encanamento do esgoto da cozinha, que intermedeia deixando o líquido passar, retendo apenas a sujeira.

O que é Caixa de Gordura

A Caixa de Gordura tem por finalidade evitar entupimentos na rede de esgoto. Hoje sabe-se que o maior causador de entupimentos de esgoto é o óleo de cozinha usado. Muitas pessoas tem por hábito, descartar o óleo usado pelo ralo da pia, deixando que a água leve o óleo pelo esgoto.

O problema é que o óleo usado suja as tubulações e com o tempo forma crostas que endurecem e começam a dificultar a passagem da água. Com o contato com outros tipos de lixo, o encanamento fica cada vez mais obstruído até o entupimento total.

Para evitar tal transtorno, é que a Caixa de Gordura foi desenvolvida. Podendo reter desde 18 até 120 litros de detritos, a Caixa de Gordura pode ser encomendada em tamanhos e capacidade aumentada, dependendo do local e do uso, como por exemplo restaurantes, que precisam obrigatoriamente de um dispositivo desse ainda maior e mais eficaz.

A Caixa de Gordura deve ser assentada sobre areia compactada e no fundo da rede de esgoto da residência, ligada diretamente ao ralo da pia da cozinha. A Caixa possui saída e entrada para colocação dos canos, que devem ser soldados. A Caixa de Gordura vem sempre com uma tampa que serve para retirá-la e fazer limpeza e manutenção.

Limpeza da caixa de gordura

Como o óleo de cozinha é mais leve que a água, a água ao passar pela caixa e deixa a gordura retida, assim como qualquer outro tipo de lixo quando está em contato com a caixa. Ela se mantém funcionando perfeitamente até ficar cheia, e aí é preciso fazer a limpeza completa.

Limpeza da caixa de gordura

A limpeza não deve ser feita somente quando a caixa fica cheia de lixo, mas quando existem sinais de que a gordura está empedrando e barrando a passagem da água. Além disso, detritos ficarão sempre na parte superior da caixa e sem a passagem para água, haverá líquido dentro da caixa, entupindo o caminho até o esgoto.

Quando a Caixa de Esgoto está entupida, alguns sinais são fáceis de perceber como:

  • Água que desce mais lentamente no ralo da pia da cozinha;
  • Detritos que voltam pelo ralo;
  • Mau cheiro.

Além disso, é comum a Caixa de Gordura transbordar, rompendo até a tampa. Nesse caso, é preciso tomar medidas rápidas para acabar com o problema. A Caixa de Gordura deve ter uma limpeza regular para evitar tais situações. Em geral, os fabricantes indicam as seguintes médias de limpeza para cada tipo de Caixa de Gordura:

  • Semestralmente em residências;
  • Trimestralmente em apartamentos;
  • Mensalmente em restaurantes e bares de pequeno até médio porte;
  • Semanalmente em restaurantes, bares, lanchonetes de grande porte e que façam uso de grande quantidade de óleo, além de fazer o descarte de alimentos sólidos.

Os períodos de limpeza da Caixa de Gordura é uma média relativa, ou seja, pode haver uma necessidade antes ou depois desses prazos para cada tipo de dispositivo. O ideal é que haja uma vistoria da Caixa de Gordura semanalmente, para que a limpeza nunca seja feita depois do prazo ou haja transtornos com transbordamento.

A limpeza de Caixa de Gordura deve ser feita sempre por profissionais, já que estes sabem quais produtos utilizar, além de possuírem conhecimento, treinamento e equipamentos corretos para higienização.

Os profissionais de Desentupidora na Zona Sul são as pessoas indicadas para esse serviço, utilizando luvas, máscara e óculos de proteção, evitando o contato direto com o lixo e resquícios de esgoto. 

Por ser em um local com ligação ao esgoto, é necessário todo cuidado com a segurança e saúde dos profissionais, por isso não é indicado a limpeza da Caixa de Gordura, feita por pessoas leigas.

A tampa da Caixa de gordura deve ser aberta com equipamento correto para não danificá-la e com uma espátula, a gordura é retirada e jogada em saco de lixo. Conforme a água for abaixando, ficará claro que o caminho foi desobstruído, porém é importante que seja limpa por completo.

O que não fazer com a Caixa de Gordura

A Caixa de Gordura é um dispositivo feito de ótima qualidade, porém necessita de alguns cuidados básicos. Por exemplo, jamais deve receber produtos químicos como Hidróxido de sódio, mais conhecido como Diabo Verde.

O que não fazer com a Caixa de Gordura

Este produto em contato com o esgoto, ajuda a corroer pequenas obstruções, porém se houverem obstruções maiores, o Hidróxido de sódio endurece e torna-se em uma massa petrificada que deixa a obstrução ainda maior. 

Em contato com o óleo de cozinha usado é ainda pior, por isso não é indicado que esse produto seja jogado no encanamento de esgoto, especialmente no ralo da cozinha, já que pode corroer e danificar a Caixa de Gordura.

A melhor dica para liberar o caminho da água no encanamento de esgoto, especialmente da cozinha, é toda semana colocar um pouco de água quente com vinagre e bicarbonato de sódio nas tubulações, que haverá uma limpeza básica e rápida, que não danificará as tubulações e deixará o caminho livre, além de uma Caixa de Gordura ainda mais funcional.

Veja Também: Os melhores modelos de caixa de gordura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *